Pular para o conteúdo principal

Livro "O Sonho de Lucas", de Marcelo, para baixar ou comprar

Baixe ou compre o livro romance "O Sonho de Lucas", de Marcelo Vinicius Miranda Barros.

Com texto de apresentação da doutora em literatura, escritora e crítica literária Lúcia Facco.

Confira também a resenha desse livro clicando aqui

Sinopse:

A história divide-se em duas partes. A primeira é uma narrativa em terceira pessoa; e a segunda é em primeira pessoa, na qual esta se passa por meio do olhar de um jovem chamado Lucas, estudante que sonha em cursar a faculdade de Medicina e cuja vida familiar está em decadência.

Lucas fica arrasado quando sua mãe, Kátia Fernandes, separa-se de seu padrasto, surgindo, a partir daí, dificuldades financeiras para que pudesse completar seus estudos. Esse fato — entre outros — provoca, ainda, turbulências na relação com uma garota que ele conhece na internet, Caroline, e que, por motivos absurdos e beirando à loucura, nem sequer conseguem se encontrar no local combinado, para se conhecerem pessoalmente.

Ele, então, procura superar determinados problemas, os quais aparentam se resolver; porém, há ainda muitos desafios pela frente, como lidar com uma inesperada doença angustiante de sua irmã Melissa e de sua mãe.

Lucas é sinônimo de luta pela realização de seus sonhos por meio das experiências que passa na vida, que retrata os conflitos emocionais pelos quais passam muitos jovens; no entanto, O sonho de Lucas narra também a história de uma família que está de ponta-cabeça, como uma metáfora das contradições e dos dilemas de uma classe cujo poder, status e domínio social se constroem em cima do sofrimento humano.

Orelha do livro

“Mas até que ponto se está acordado, de verdade?” Esta indagação, que suscita o questionamento das fronteiras entre realidade e sonho, e entre realidade e ficção, vai nortear toda a obra, instigando o leitor a uma profunda reflexão. Marcelo consegue transmitir muito bem a confusão em que o protagonista Lucas se encontra. Narra, de modo bem articulado, os vários sonhos entrelaçados com a realidade. Aliás, o leitor, assim como Lucas, não consegue distinguir bem onde começa uma coisa e termina outra.

O autor desenvolve a história de uma maneira tão interessante que o leitor, quando começa a se sentir confortável em determinada situação e adquire uma ligeira impressão de certeza a respeito de determinado momento da narrativa se tratar de um sonho ou da realidade de Lucas, vê todas as suas crenças ruírem e volta para o sentimento de incerteza, no qual a realidade de Lucas acaba se misturando à de Melissa, sua irmã. E há um retorno ao início da história. Isso me lembrou o final de Huis clos, de Sartre, que termina com um desesperador “recomecemos”.

Esse é que é o verdadeiro jogo da narrativa. A partir do momento em que o leitor se deixa seduzir/enredar por ela (o que o autor faz de maneira admirável), ele passa a fazer parte desse jogo.

Não se pode dizer que se trata de uma leitura cômoda, pois o leitor tem de lidar com certo desconforto ao longo da obra. Mas esse desconforto não é o que a boa literatura costuma causar? O saudável desconforto diante de certezas cristalizadas, que revelam sua fragilidade e, portanto, exigem ser questionadas.

A literatura que faz pensar está, definitivamente, representada por este livro. Que esta segunda obra do autor seja seguida por muitas outras.

Lúcia Facco

Graduada em Letras (português-Francês), especialista e mestre em Literatura Brasileira, doutora em Literatura Comparada pela Universidade do Estado do Rio de janeiro (Uerj), crítica literária e escritora. Tem Várias publicações técnico-científicas, além de livros de ficção.

Dados:

Título: O sonho de Lucas

Autor: Marcelo Vinicius Miranda Barros

Editora: Multifoco

Páginas: 116

ISBN: 978-85-8273-506-0

Ano: 2018

Links para baixar o livro em PDF:

Link 1: Clique aqui

Link 2: Clique aqui

Link para comprar o livro impresso:

Link: Clique aqui

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Livro "Do reconhecimento ao corpo: diálogos entre Sartre, Hegel e Honneth", de Marcelo, para baixar ou comprar

Baixe ou compre o livro  "Do reconhecimento ao corpo: diálogos entre Sartre, Hegel e Honneth", de Marcelo Vinicius Miranda Barros. Com prefácio do prof. dr. Luciano Donizetti da Silva da UFJF, texto de apresentação do prof. dr. Vinícius dos Santos da UFBA e sinopse do prof. dr. Malcom Guimarães Rodrigues da UEFS: O livro "Do reconhecimento ao corpo: diálogos entre Sartre, Hegel e Honneth" brinda o leitor com, pelo menos, três momentos importantes da tensão entre corporeidade e reconhecimento na filosofia de J. P. Sartre. Em relação ao espectro hegeliano sobre a obra sartriana, uma abordagem crítica que luta para se manter a distância de posições polarizadas. Em relação à crítica de Axel Honneth ao problema do reconhecimento na filosofia de Sartre, um exame condensado e pontual que procura desatar o nó conceitual em que tal crítica se sustenta. Por fim, uma breve análise das formas de relações com o outro, com a sociedade e com a história, tendo como pano de fundo a

Livro "Minha querida Aline", de Marcelo, para baixar ou comprar

 Baixe ou compre o livro romance "Minha Querida Aline", de Marcelo Vinicius Miranda Barros. Com texto de apresentação do escritor Rafael Gallo, vencedor do Prêmio Nacional Sesc de Literatura na categoria “Contos”. Sinopse: “Minha querida Aline”, romance de estreia de Marcelo Vinícius, acompanha um protagonista apaixonado pela garota do título, com quem não pode consumar um relacionamento erótico, já que Aline é homossexual e tem uma namorada. Com uma abordagem calcada no pastiche, o autor dá voz a um personagem-narrador, cujas características remetem a obras de escritores e filósofos como Nietzsche, Dostoiévski, Goethe e outros, não somente por conta das citações diretas a seus escritos, mas pela própria linguagem do texto – cujo tom sentimentalista e trágico remete ao jovem Werther e à literatura romântica do séc. XIX – ou em determinadas ações, tais quais a tentativa de assassinato da amiga de Aline e suas justificações teóricas, que rememoram o Raskólnikov de “Crime e cast

Livro "O desconhecido de si e dos outros"

 Livro "O desconhecido de si e dos outros: a invenção do ser humano e quando deixamos de entender o mundo", de Marcelo Vinicius Miranda Barros. Há também o prefácio pelo prof. Doutor Lúcio Álvares Marques da UFTM.  É corriqueiro nas Humanidades em geral, como também em uma parte do senso comum, entender que o ser humano é um ser social. O presente livro gostaria de libertar o ser humano de tal concepção sem perder em nada as relações sociais. Para isso, tendo principalmente como ponto de partida Husserl e Hegel, Marcelo Barros tenta o que chama "relação em si", que é condição para as "relações sociais não tematizadas e tematizadas". Afastando-se do lugar-comum, o autor faz essas conceitualizações que buscam apreender que o ser humano não é um ser social na acepção de que ele se relaciona com a sociedade. O ser humano é a relação em si que permite, por um lado, nomearmos um ser de "humano" e, por outro, um ser de "sociedade". Assim, o hu